A Corunha é uma das cidades mais importantes da Galiza. Situada no noroeste da Península Ibérica, a sua origem remonta a tempos ancestrais. Trata-se de um local mágico, repleto de lendas e histórias incríveis para contar. Com uma forte ligação ao mar, predominam as praias e os monumentos erguidos à beira do Atlântico. Ecos de uma nostalgia celta proliferam um pouco por toda a parte, dominando uma dicotomia entre o presente e o passado; o tradicionalismo e o modernismo; o barroco e o romântico.
No verão passado, estive na Corunha durante três dias. Andei numa roda viva, lutando contra o tempo e a tentar desfrutar ao máximo dos prazeres desta cidade. No entanto, saí de lá com a sensação de que ainda tanto ficou por fazer; tanto por ver. Talvez, o destino me encarregue de lá voltar… Enquanto isso, decidi partilhar com vocês cinco sítios, que considero obrigatórios, numa visita a esta terra de alma pura galega.
Com um forte legado romano na sua História, a Corunha tem na Torre de Hércules o seu expoente máximo. Circundado por belas praias e um horizonte de perder de vista, este é um monumento único em toda a Europa, ou não fosse o farol mais antigo do mundo em atividade. Classificado como Património da Humanidade pela UNESCO desde 2009, aconselho vivamente a visita à torre que em tempos inspirou Pablo Picasso. Não se vão arrepender!
2 – Passeio Marítimo
Se gostam de caminhadas junto ao mar, então, este é o lugar indicado para vocês. Com 13 quilómetros, o passeio marítimo da Corunha é o mais extenso do mundo – bem, pelo menos foi o que li nos média espanhóis. Ora, certo é que se trata de um chamariz para todos os habitantes e visitantes. Ao percorrer o passeio marítimo, poderão contemplar toda a orla local, viajando entre o tempo dos celtas e dos romanos. Admirem as esculturas, os menires, a rosa dos ventos e parem para observar o antigo cemitério de guerreiros muçulmanos.
Antigamente, a pequena ilha Pena Grande que brilha na baía da Corunha – assumia-se como um refúgio de quarentena para navegadores doentes. Reinava, então, uma pequena ermita erguida em homenagem a Santo Antão. Mais tarde, nasceu no local uma fortaleza militar, cujas instalações serviram também de prisão a delinquentes e figuras de relevo do reino. Atualmente, e transformado em museu desde 1968, este monumento oferece uma visão única sobre o passado da cidade e da própria Galiza.
4– Praça María Pita
María Pita é o nome de uma das mais proeminentes figuras femininas da História da Galiza. Conta-se que, em 1589, esta mulher revelou-se uma verdadeira heroína ao liderar a defesa da cidade contra os ataques do britânico Francis Drake. “Quem tem honra que me siga!”, terá gritado. Na praça com o seu nome, encontra-se uma estátua em sua homenagem, para que nunca se esqueça os feitos da sua coragem. De facto, a Praça María Pita é mesmo considerado o centro nevrálgico da Corunha, multiplicando-se as lojas, restaurantes e cafés. Definitivamente, um dos cinco sítios de paragem obrigatória!
5– Domus: Casa do Homem
Desenhado pelo famoso arquiteto japonês Arata Isozaki, o Domus. Casa del Hombre é outro local que não pode faltar numa visita à Corunha. Este é o primeiro museu interativo do mundo dedicado ao ser humano. Dividindo-se em cerca de 200 módulos, os visitantes poderão aprender mais sobre a identidade, demografia, sentidos, coração, sistema motor, cérebro, habilidades e linguagem humanas. Um espaço destinado a todas as idades e que promete gerar momentos de diversão, mas também de reflexão!
Todas as fotografias deste post são da autoria de Ricardo Baptista.
Ótimo roteiro da Galícia com passeios imperdíveis. Fiquei bem curiosa pelo Domus: Casa do Homem, adoro museus.
GostarLiked by 1 person
O que mais há para estes lados são dicas de viagem pela Galiza 🙂 Obrigada pelo comentário!!
GostarGostar
Que ótimas dicas! Não conheço Corunha e fiquei curiosa, a Casa do Homem parece uma atração muito interessante, adoro museus interativos. 🙂
GostarLiked by 1 person
O melhor mesmo da Casa do Homem é a arquitetura! 🙂 Um abraço!
GostarGostar
Galícia é um dos destinos que quero conhecer sem dúvida, ainda quero fazer uma viagem de carro por Portugal e Espanha, que lugares lindos.
GostarLiked by 1 person
Aconselho vivamente a uma roadritp desde o Norte de Portugal (com especial enfoque no Alto Minho) rumo à Galiza. Fiz essa viagem no ano passado e só me apetece repetir :))
GostarGostar
Realmente imperdíveis esses lugares! O que mais despertou minha curiosidade foi o Castelo de Santo Antão 🙂
GostarLiked by 1 person
Camila, são mesmo! Uma viagem mágica :))) O Castelo de Santo Antão também é dos meus preferidos, a par da Torre de Hércules 🙂
Um abraço!
GostarGostar