Corunha: Cinco sítios obrigatórios a visitar

A Corunha é uma das cidades mais importantes da Galiza. Situada no noroeste da Península Ibérica, a sua origem remonta a tempos ancestrais. Trata-se de um local mágico, repleto de lendas e histórias incríveis para contar. Com uma forte ligação ao mar, predominam as praias e os monumentos erguidos à beira do Atlântico. Ecos de uma nostalgia celta proliferam um pouco por toda a parte, dominando uma dicotomia entre o presente e o passado; o tradicionalismo e o modernismo; o barroco e o romântico.

No verão passado, estive na Corunha durante três dias. Andei numa roda viva, lutando contra o tempo e a tentar desfrutar ao máximo dos prazeres desta cidade. No entanto, saí de lá com a sensação de que ainda tanto ficou por fazer; tanto por ver. Talvez, o destino me encarregue de lá voltar… Enquanto isso, decidi partilhar com vocês cinco sítios, que considero obrigatórios, numa visita a esta terra de alma pura galega.

1 – Torre de Hércules

Com um forte legado romano na sua História, a Corunha tem na Torre de Hércules o seu expoente máximo. Circundado por belas praias e um horizonte de perder de vista, este é um monumento único em toda a Europa, ou não fosse o farol mais antigo do mundo em atividade. Classificado como Património da Humanidade pela UNESCO desde 2009, aconselho vivamente a visita à torre que em tempos inspirou Pablo Picasso. Não se vão arrepender!

img_3369

2 – Passeio Marítimo

Se gostam de caminhadas junto ao mar, então, este é o lugar indicado para vocês. Com 13 quilómetros, o passeio marítimo da Corunha é o mais extenso do mundo – bem, pelo menos foi o que li nos média espanhóis. Ora, certo é que se trata de um chamariz para todos os habitantes e visitantes. Ao percorrer o passeio marítimo, poderão contemplar toda a orla local, viajando entre o tempo dos celtas e dos romanos. Admirem as esculturas, os menires, a rosa dos ventos e parem para observar o antigo cemitério de guerreiros muçulmanos.

img_3336

3 – Castelo de Santo Antão

Antigamente, a pequena ilha Pena Grande que brilha na baía da Corunha – assumia-se como um refúgio de quarentena para navegadores doentes. Reinava, então, uma pequena ermita erguida em homenagem a Santo Antão. Mais tarde, nasceu no local uma fortaleza militar, cujas instalações serviram também de prisão a delinquentes e figuras de relevo do reino. Atualmente, e transformado em museu desde 1968, este monumento oferece uma visão única sobre o passado da cidade e da própria Galiza. 

Castillo de San Antón

4– Praça María Pita

María Pita é o nome de uma das mais proeminentes figuras femininas da História da Galiza. Conta-se que, em 1589, esta mulher revelou-se uma verdadeira heroína ao liderar a defesa da cidade contra os ataques do britânico Francis Drake. “Quem tem honra que me siga!”, terá gritado. Na praça com o seu nome, encontra-se uma estátua em sua homenagem, para que nunca se esqueça os feitos da sua coragem. De facto, a Praça María Pita é mesmo considerado o centro nevrálgico da Corunha, multiplicando-se as lojas, restaurantes e cafés. Definitivamente, um dos cinco sítios de paragem obrigatória!

img_4023

5– Domus: Casa do Homem

Desenhado pelo famoso arquiteto japonês Arata Isozaki, o Domus. Casa del Hombre é outro local que não pode faltar numa visita à Corunha. Este é o primeiro museu interativo do mundo dedicado ao ser humano. Dividindo-se em cerca de 200 módulos, os visitantes poderão aprender mais sobre a identidade, demografia, sentidos, coração, sistema motor, cérebro, habilidades e linguagem humanas. Um espaço destinado a todas as idades e que promete gerar momentos de diversão, mas também de reflexão!

img_3576

Todas as fotografias deste post são da autoria de Ricardo Baptista.

8 thoughts on “Corunha: Cinco sítios obrigatórios a visitar

Entrarei em contacto, assim que possível.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.