Um dos segredos mais bem-guardados da costa lucense

O Fuciño de Porto tornou-se, a par da Praia das Catedrais, numa das maiores atrações turísticas do norte da província de Lugo. O lugar celebrizou-se após a divulgação duma série de artigos e fotografias na Internet, mas mantém, para já, a pureza das suas paisagens virgens e naturais.

A Galiza é um território repleto de tesouros naturais, desde as ilhas Atlânticas às ‘menos conhecidas’ como a de Arousa. Com um património cultural e histórico igualmente vasto, não deixa de ser surpreendente a capacidade de continuarmos a redescobrir novos e cativantes lugares. Após o Miradouro do Campo da Rata ter alcançado a fama e suscitado merecidas menções lisonjeiras como o epíteto de “melhor banco do mundo”, chegou a vez da costa lucense granjear para si todas as atenções. Recentemente, foi revelado um dos segredos mais bem-guardados da costa marítima da província de Lugo – o Fuciño de Porco –, que hoje surge lado a lado da Praia das Catedrais no topo das principais atrações marítimas desta zona.

Conhecida oficialmente como Punta Socastro, a curiosa toponímia deve-se à peculiar geometria do local, que se assemelha, literalmente, a um focinho dum porco para os marinheiros que avistam esta saliência de terra desde o mar. Situado no Concello do Vicedo, na área marítima ocidental e na fronteira com a província da Corunha, este lugar destaca-se pela sua beleza natural virgem, onde se avistam apenas ao longe construções humanas e, claro, os passadiços de madeira que permitem o acesso dos camiñeros. O Fuciño de Porco oferece a todos os visitantes um miradouro privilegiado, no qual se avista o Cantábrico no seu estado mais puro.

Fruto da (re)descoberta deste sítio – que se tornou viral nas redes sociais –, as entidades do Turismo de Galicia e do Concello do Vicedo já avançaram com as devidas sinalizações. De facto, o Fuciño de Porco tornou-se em pouco tempo num destino de paragem obrigatória para os entusiastas das caminhadas. As diversas fotografias e artigos que, entretanto, suscitaram também muitas partilhas nos média catapultaram este ícone da natureza para o ‘estrelato’. Será de esperar que a massificação não traga consigo efeitos negativos, para já é preciso ter em conta que devido à súbita procura foi necessário instalar-se nas redondezas um parque de estacionamento; nas épocas de veraneio e de festividades aconselhamos os visitantes a madrugarem. Nas imediações, bem junto ao espaço reservado para os carros, podem encontrar-se chiringuitos com comida e bebida para os mais desprevenidos.

Depois de encontrar o Fuciño de Porto, com recurso ao GPS, e de estacionar o seu automóvel, nada melhor do que seguir viagem a pé, verdade seja dita também não poderia ser doutra maneira. Um percurso de cerca de 1,3 quilómetros, incluindo um passeio pelos belos passadiços de madeira, prometem dar-lhe uma das mais encantadoras experiências que terá oportunidade de viver. Na primeira etapa do itinerário vai atravessar um bosque de eucaliptos, mas não se deixe enganar e evite tomar os caminhos adjacentes, de seguida deixe-se levar pelo esplendor da natureza.

Os passadiços desembocam no Fuciño do Porco, onde se pode caminhar pelo topo das falésias, e contemplar de perto um mar de paisagens indescritíveis: do lado este avista-se a ria do Viveiro e a ilhota de A Gaveira; para oeste a praia de Area Gran ou San Román, vislumbrando-se outros lugares da costa do Vicedo como a ilha Coelleira (habitada em tempos ancestrais pelos templários). Além das vistas e da caminhada que acredite – lhe parecerá demasiado breve –, pode ter a certeza de ter no Fuciño do Porco a atividade ao ar livre mais indicada para toda a família.

Texto da minha autoria originalmente publicado em galego na e-magazine
Revista Punto.

Entrarei em contacto, assim que possível.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.