Ilha de Arousa, imaculada e de espírito independente

A costa marítima é uma das maiores fontes de riqueza da Galiza, ao nível da prática de atividades como a pesca, mas também de captação turística. As várias ilhas existentes surgem como um dos seus maiores pontes de interesse. Discreta aos olhares do mundo, e situada no coração da ria com o mesmo nome, nunca é demais (re)descobrir a Ilha de Arousa.

Desde 1985, este local está ligado a terra por uma ponte com dois quilómetros, fator que fomentou o seu crescimento económico e social. Hoje, a Ilha de Arousa é o único concelho insular da Galiza e a casa de cerca de cinco mil habitantes, que encontram sustento no marisco e no pescado. Com uma beleza imaculada, motivos não faltam para desfrutar de umas férias de sonho, sem sair das Rias Baixas.

Menos transitada por turistas, a Ilha de Arousa é o refúgio ideal para quem quer fugir às filas de espera. O terreno pouco acidentado torna-o propício a passeios de bicicletas, ou a longas caminhadas. O Parque Natural de Carreirón é uma das zonas mais fascinantes de toda a ilha, ao combinar na perfeição a contemplação da natureza pura, com o deleite das suas muitas praias. Pinheiros, garças-reais, uma lagoa e muitas espécies de animais partilham o parque com os veraneantes.

IMG_6527
Fauna do Parque Natural do Carreirón

Considerada uma área protegida, o Parque Natural de Carreirón oferece aos seus visitantes a sensação de que as praias são apenas suas e, claro, dos coelhos que se atravessam no caminho. Com uma extensão de 1,3 quilómetros quadrados, os encantos naturais são diversos, destacando-se o Ilhote do Areoso e a Praia de Xastelas, a qual devido às suas águas tranquilas e cerca de 790 metros de comprimento apresenta-se como uma ótima opção para as famílias.

Localizado na parte mais alta – a 63 metros de altura acima do nível médio do mar –, o Mirador Con do Forno é outro dos sítios que não pode falhar numa visita à Ilha de Arousa. Desde este ponto, é possível admirar a paisagem envolvente, incluindo os concelhos vizinhos de Cambados, Villagarcia de Arousa, Vilanova de Arousa e O’Grove. Além disso, nas imediações do Con do Forno e, enquanto se deixa perder pela linha do horizonte, pode usufruir da zona recreativa, apta a receber churrascos e merendas.

IMG_6556
Vista sobre o porto, no centro da Ilha de Arousa

No centro da vila, aproveite para se deliciar com o ambiente acolhedor do pequeno porto piscatório aí instalado e provar algumas das iguarias da gastronomia local. Depois disso, sugerimos ao leitor que se desloque até ao Faro de Punta Cabalo, que se encontra numa das zonas mais privilegiadas da ilha. Este é um dos símbolos do concelho, sendo possível alcançá-lo tanto por terra como por mar. Próximo da Praia de Area Secada, é indispensável para observar um excelente pôr-de-sol.

Entre cantos e recantos, uns mais conhecidos que outros, a ilha está repleta de curiosidades. Para re(descobrir) este concelho insular, aconselhamos a estadia no local, não faltando para isso opções, desde os campings a alojamentos hoteleiros. Ao percorrer as ruas e praias vai sentir a natureza imaculada, bem como o espírito aguerrido das suas gentes. De facto, é fácil chegar à Ilha de Arousa, contudo difícil mesmo é partir.

Texto publicado originalmente em galego na Revista Punto

Entrarei em contacto, assim que possível.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.