Identidade visual do Crónicas de Utopia: O reflexo de um designer irreverente

O Crónicas de Utopia é um blogue que combina dois lados distintos: o rigor e objetividade do jornalismo nos textos mais factuais; e o espírito livre e inconformado que surge nos textos de veia mais criativa. Sendo um projeto pessoal dedicado a várias frentes, tais como História, Viagens e Poesia, não é fácil captar num logótipo toda esta essência mesclada, de algo que é tão íntimo (e meu). No entanto, Joel Vilas Boas, autor da identidade oficial, não só foi capaz de representar visualmente o espírito do Crónicas de Utopia, como ainda lhe conseguiu conferir uma espécie de nova vida.

Mas, afinal quem é Joel Vilas Boas?

Com 35 anos, o Joel é um designer e, acima de tudo, comunicador nato. Com formação académica de base na área do design, o autor do logótipo do Crónicas de Utopia não se ficou por aí e, recentemente, concluiu a Pós-Graduação em Comunicação, Marketing e Relações Públicas, na Escola de Jornalismo do Porto.

Natural de Barcelos, é, contudo, no Porto onde Joel Vilas Boas passa a maior parte da sua semana, uma vez que trabalha como Técnico Superior, no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). No seu percurso profissional, é possível encontrar várias experiências, contudo é na sua jornada como freelancer, onde mais faz valer a sua criatividade. Uma das maiores paixões do designer é o desenho de fontes, ou seja a tipografia, o que se refletiu na criação da Piolin, de autoria própria. De resto, este interesse pelo mundo da tipografia é evidente no trabalho de identidade visual do Crónicas de Utopia.

c54c7775343451.5c49d8e0059ed

Inspiração & explicação do conceito

De modo geral, a identidade visual do Crónicas de Utopia combina o lado do rigor e de objetividade jornalística de alguns textos, com o espírito e alma rebelde da veia mais criativa; é precisamente este aspeto mais insurgente que se nota nas letras R e A, que assume personalidade e vida própria na liberdade dos seus movimentos.

Por sua vez, o elemento de conexão DE simboliza a junção de vários pensamentos. De alguma forma, este recurso serve como ponto de partida para os próximos temas do Crónicas de Utopia, que estão em constante evolução. Para além disso, Joel Vilas Boas procurou respeitar a paixão do blogue pela História, adicionando um toque d’outrora ao logótipo. O Palácio da Pena serviu de inspiração ao trabalho do designer.

7a752975343451.5c49d8e005ded

A personalização do logótipo inclui soft serifs, traço de alto contraste e proporções que permitem o ajuste do nome, de maneira elegante e distinta. A letra O possui uma modulação de 16º, algo que é aplicado também às outras letras, conferindo contraste e ritmo ao logótipo.

O número escolhido para a modulação das letras não foi feito ao acaso, pelo que o designer quis tornar o logótipo ainda mais pessoal, inspirando-se no meu dia de aniversário. 

bb2eee75343451.5c49d8e006745

Considerando a essência exploradora do blogue, as serifs do logótipo resultam em diferentes níveis. De um ponto de vista horizontal, são retos e abrutos, enquanto que o lado vertical evidencia uma ligeira curva, evocando uma abordagem mais subtil. Sem dúvida, esta foi uma forma do designer transparecer a veia imprevísivel dos textos do blogue.

Para diferentes fins de aplicação, Joel Vilas Boas criou uma versão em duas linhas do logótipo, na qual um R surge projetado sem a cauda longa. A versão de duas linhas foi ajustada oticamente para criar a ideia de estabilidade e de equilíbrio no logótipo.

ab28ec75343451.5c49d8e0072e6

No final, o resultado transparece na perfeição a essência apaixonada, experimental e criativa do Crónicas de Utopia, não achas? Se estás com curisiodade para conhecer mais trabalhos deste designer, então acede aqui ou aqui.

cdu_fb_cover2

Entrarei em contacto, assim que possível.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.