Cascata da Cabreia: Um paraíso de água doce

Portugal é reconhecido pela sua extensa costa Atlântica, praias de areia branca e ondas gigantes que atraem inúmeros surfistas de todo o mundo. Contudo, este pequeno recanto à beira-mar plantado não é só sinónimo de turismo costeiro, bacalhau e sardinhas dos santos populares. Por cá, também se contam muitos paraísos de água doce, à espera de serem contemplados e (re)descobertos; um destes locais é a Cascata da Cabreia.

Situada no Parque de Lazer da Cabreia, no concelho de Sever de Vouga e distrito de Aveiro, a Cascata da Cabreia impressiona pela sua queda de água de 25 metros, mas também por toda a envolvente. Alimentada pelo rio Mau, toda a cascata é formada por diversas irregularidades.

No cimo desta queda, as rochas são sobretudo graníticas, pelo que aprensentam uma maior resistência à erosão, mas à medida que se desce domina o xisto, o que oferece um cenário ideal para fotografias dignas do Instagram. Na base da Cascata da Cabreia forma-se uma lagoa de águas límpidas que convida a um banho refrescante (de água gelada) durante o verão.

No decurso do Parque de Lazer da Cabreia encontram-se mesas, bancos e spots para um ótimo churrasco de família, mas também pequenas ‘poças’ de água que farão a delícia dos mais novos. Por tudo isto (e muito mais), a Cascata da Cabreia é um lugar que merece uma visita, seja para serões de família ou dates românticos.

A vegetação verde e densa envolvente destaca-se com uma galeria contínua de árvores, com amieiros, freixos, fetos e arbustos. Ao mesmo tempo, os mais atentos aos pequenos detalhes da fauna encontrarão no melro-de-água uma das suas maiores atrações. A ligação deste animal às águas límpidas que percorrem o rio Mau é tão íntima, que aprendem a nadar mesmo antes de saberem voar.

Por tudo isto e muito mais, se quer evitar as enchentes e caminhadas infindáveis do Gerês para chegar até às idílicas e almejadas quedas de águas, pode sempre visitar a Cascata da Cabreia. De facto, o acesso a este local faz-se bem de carro, sendo especialmente indicado para quem não gosta de percorrer grandes trilhos para se refrescar num paraíso de água doce.

Entrarei em contacto, assim que possível.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.